Educação Infantil
Porque a preocupação com o brincar deve ser fortalecida cada vez mais nas escolas de Educação Infantil?
A resposta é bastante clara: porque brincando também se aprende e esse aprendizado ocorre de uma forma muito mais prazerosa para a criança.
É justamente por isso que a ludicidade tornou-se algo fundamental no cotidiano das instituições de ensino, o que não seria diferente no Colégio Lírio do Vale, que preza pelo lúdico tanto nas atividades trabalhadas em sala como em outros ambientes da escola, seja por meio de ações desenvolvidas a partir de um brinquedo, de brincadeiras ou jogos específicos e que têm como proposta desenvolver no aluno melhorias no aspecto cognitivo, além de despertar a imaginação, o raciocínio lógico e a capacidade de socialização, imprescindíveis nessa fase de aprendizado.
O Colégio Lírio do Vale entende que adotar essas brincadeiras na convivência da educação infantil também faz parte do processo de transformação dos alunos.
Por meio do brincar que ela amplia a sua leitura de mundo, seus repertórios, o vocabulário, desenvolve habilidades sociais, reconhece e identifica as suas emoções, explora sentimentos, valores.
É fundamental possibilitar que a criança se coloque como protagonista de seu próprio desenvolvimento.
Aprendizagem e o brincar são sinônimos no Lírio
Ensino fundamental
Ver um estudante protagonizar o seu aprendizado significa, entre outras coisas, oferecer-lhe autonomia, estimulando-o a buscar informações e a construir conhecimento caminhando com as próprias pernas.
Isso não corresponde a deixá-lo à própria sorte, mas, sim, mediar o processo de aprendizagem, acompanhando os projetos dele desde o início até a finalização. Nesse novo formato, o professor abre os caminhos para que o estudante pesquise os conteúdos e descubra a melhor maneira de aprendê-los.